O que você precisa saber sobre a impermeabilização de pisos frios

Quando for necessário a impermeabilização de pisos frios na parte interna do imóvel, as atenções com banheiros, cozinhas e área de serviços, ou seja, com as áreas consideradas “frias” devem ser redobradas, pois essas áreas possuem mais contato com a água, por serem lavadas mais vezes do que outros ambientes da casa.

Embora hoje exista muitas empresas no Brasil que prestam serviços de impermeabilização, para que um trabalho se mostre eficaz é necessário o emprego de um material de qualidade, assim como mão de obra específica para o serviço e acompanhamento por profissional habilitado e experiente. No caso de pisos frios, a análise do ambiente é primordial para descobrir a causa raIz do problema. Para tanto, é necessário saber qual é o tipo de sistema impermeabilizante que dará o resultado esperado, seguindo alguns passos e tomando alguns cuidados.

Cuidados com o uso

– Evitar causar danos à impermeabilização, não perfurar nem remover revestimentos para que não perca a garantia do serviço de aplicação.

– Não usar detergentes agressivos, soda cáustica e outros ácidos, pois estes agentes possuem alto poder de corrosão e podem remover rejuntes das cerâmicas, tornando-as vulneráveis à infiltrações, além disso, se o piso cerâmico estiver no pavimento superior e sofrer infiltrações, este poderá encharcar a laje e respingar no pavimento inferior.

Manutenção

Embora a recomendação seja que toda manutenção seja feita por profissionais qualificados, cito aqui alguns processos para manutenção para que você leitor fique por dentro de como deve ser feita a manutenção com uma visão bem ampla.

– No caso de quebra do rejuntamento, é utilizado uma mistura de cimento branco, água e cola para recompor o rejunte, tomando os devidos cuidados para que em caso de escoamento de água no piso, deve-se secar com um pano para que essa água não penetre por baixo do piso enquanto é rejuntado.

Impermeabilização

– Em áreas com pisos frios e a impermeabilização precisar ser feita na parte de dentro da edificação, a impermeabilização deverá ser feita com precaução para evitar futuras infiltrações. Por isso a utilização de produtos específicos para este tipo de piso é fundamental. No mercado existe o “Plastificante para argamassa” que é muito utilizado para assentamento de pisos frios, oferecendo a vantagem de atuar como um tipo de material plástico e flexível.

No caso de já ocorrer problemas de infiltrações nos pisos frios, todo o serviço deverá ser refeito. Caso seja refeita apenas a parte onde ocorre a infiltração, o problema poderá ser sanado momentaneamente, mas posteriormente voltará à sofrer com infiltrações.

Evitando problemas em áreas com pisos frios

Sempre é bom evitar problemas com infiltrações e para isso o melhor caminho é fazer os procedimentos corretos durante a fase de construção da edificação. Na maioria dos imóveis que possuem problemas graves com infiltrações e umidade são os que pertencem à pessoas que negligenciaram esse procedimento. Quer seja o dono da obra que acha um custo desnecessário, ou por falta de informação dos profissionais envolvidos na obra que desconhecem as técnicas e materiais necessários para os serviços e não sabem como passar as orientações corretas para o proprietário do imóvel.

Rodrigo Melo, Érico
Aditive