Infiltrações e vazamentos em lajes

As infiltrações e vazamentos em lajes são sem dúvida grandes problemas em construções. Além de gerar dor de cabeça para o dono e os envolvidos com a obra, essas infiltrações, caso não sejam tratadas, acabam danificando a estrutura e o acabamento. No caso de uma constatação de vazamento e infiltração na laje, este problema deve ser tratado com urgência.

Embora possa parecer fácil diagnosticar um caso de infiltração em laje, nem sempre essa tarefa é tão simples. Isso porque é relativamente “normal” que aconteça infiltração de água no concreto. A diferença é que em no caso patológico, o concreto que está sofrendo a infiltração em excesso, mas antes de problemas mais graves, o concreto costuma dar sinais de anormalidades, como a aparição de bolhas na pintura e manchas pretas de umidade, tinta descascada e em alguns casos existem a proliferação de mofos. Caso sejam constatadas goteiras, é possível que haja rachaduras ou trincas nas lajes. Caso esses “sintomas” que acabei de mencionar forem encontrados é possível constatar que a laje está sofrendo por infiltração.

Os problemas mais comuns encontrados em casos de infiltrações em lajes, são:

– Rachaduras provocadas pela laje mal curada;

– Rachaduras provocadas pelo tempo de uso da edificação;

– Falta de manutenção;

– Falta de impermeabilização;

Como existem vários fatores que ocasionam a infiltração, sempre um profissional especializado deve ser consultado antes que seja tomada qualquer atitude para o reparo.

Os cuidados com infiltrações devem ser tomados desde quando a laje for batida. A prevenção é o melhor remédio contra infiltrações, mas quando esta falha, é necessário fazer a manutenção corretiva.

Existem produtos que são muito eficazes na impermeabilização de lajes, como o Aditive A750 por exemplo. Esse produto tem a capacidade de vedar possíveis infiltrações e dar acabamento sem perder flexibilidade, desde que aplicados por profissionais que dominem o assunto de impermeabilizações. Alguns pedreiros sugerem como uma alternativa mais barata para evitar infiltrações a mistura de pasta de cimento e cola de construção antes da cura da laje, mas essa alternativa embora barata, pode ser eficiente, porém não é eficaz.

Em caso de lajes antigas, alguns profissionais costumam recomendar a construção de uma cobertura sobre a laje, como um telhado, por exemplo. Outros profissionais defendem outras alternativas para proteção, seguem algumas:

Infiltração por rachaduras:

Para resolver infiltrações por rachaduras, muitos profissionais recomendam fechar a rachadura um produto chamado “Pedra Batida” que o problema estará resolvido. Mas é claro que a causa da rachadura deve ser averiguada. “Pedra Batida” é uma tinta usada para para-lamas de carros antigos, muito resistente à água e ações do tempo e ambiente. É um produto com um baixo custo benefício e costuma ser muito eficiente.

Para problemas que alcançaram o nível crítico de infiltração a “Pedra Batida” não é o suficiente para sanar. Deve-se usar um produto disponibilizado no mercado e muito utilizado por profissionais da construção civil, chamado “Aditive A750” que é usado para revestir a laje.

Enfim, caso seja constatado a infiltração ou vazamento em lajes, independente da aparência, é necessário contar com a análise de um profissional da área com experiência em patologias, que além de identificar o problema, saberá oferecer soluções para que o problema seja resolvido.

Rodrigo Melo, Érico
Aditive