Locais que necessitam de impermeabilização

A principal função de um processo de impermeabilização é o de conter as águas para que não adentrem as paredes, pisos, e estruturas da edificação, mas é necessário saber quais são os locais que necessitam de impermeabilização e oferecem riscos para a edificação caso ocorram infiltrações. Esse conhecimento é muito importante pois as águas das infiltrações tendem a desgastar os materiais, enferrujar o aço das vigas, lajes e pilares e provocar graves problemas à estrutura. Os principais locais que geralmente ocorrem as infiltrações em imóveis são as lajes de cobertura, ou seja, podem ser nas garagens ou nas lajes do último pavimento, nas fachadas, nas áreas de serviço e nas paredes internas. Estas áreas necessitam ser vistoriadas com mais atenção para que em caso de problemas, sejam sanados o mais rápido possível.

Calhas e condutores de águas pluviais também sofrem muito por infiltrações e devem ser limpas periodicamente, afim de evitar problemas futuros.

As infiltrações demoram até aparecer e quando isso ocorre geralmente houve negligência para serviços de impermeabilização, mas também podem aparecer por movimentação natural da edificação, presença de insetos que vivem no subsolo como formigueiros, raízes de árvores, movimentação de grandes cargas sobre lajes, e o clima que deteriora os materiais. Quando a infiltração é diagnosticada no início é possível evitar grandes problemas com quebra de alvenaria e altos custos financeiros.

Locais que devem ser impermeabilizados

Segundo dado de um levantamento feito pelo Sindicato dos Condomínios do estado de São Paulo, em média de 83% dos condomínios do estado registraram problemas com infiltrações, gotejamentos e mofo nas paredes, além de fachadas deterioradas por este problema e muito comum na maioria destes casos são os local onde apresentam o problema, que são os seguintes:

Lajes

Principal ponto de infiltrações, as lajes devem ser vistoriadas periodicamente, sua estrutura deve ser analisada para possíveis aparecimentos de trincas e fissuras e caso a laje possua jardim, este de possuir uma manta antirraiz à base de petróleo e poliéster. Sua impermeabilização deve ser feita com manta asfáltica.

Reservatórios

Por serem responsáveis por uma quantidade de carga sobre as lajes, os reservatórios de água devem ser vistoriados com muita atenção. Ele deve ser impermeabilizado com argamassas poliméricas rígidas ou flexíveis. Os reservatórios inferiores também necessitam de cuidado especial, pois como ficam sob o solo, caso a água transborde todo o solo ficará saturado, podendo contaminar a fundação e pisos da edificação.

Piscinas

Em caso de vazamento nas piscinas, existe a necessidade da impermeabilização interna com rejuntamento dos azulejos e das pastilhas. No caso de piscinas moldadas em concreto, o tratamento deve ser especializado, pois pode haver movimentação em sua fundação.

Beirais

Embora essas áreas não sejam utilizadas por pessoas e nem sobrecarregada por cargas acidentais, os beirais não devem ser desprezados durante a execução da vistoria.

Antes da contratação de empresas especializadas em serviços de execução de impermeabilizações é necessário avaliação e inspeção por um profissional técnico especializado na área. Caso sejam encontrados pontos de infiltração, a empresa necessita escolhida deverá oferecer um engenheiro registrado pelo CREA do estado para fiscalizar a execução durante a aplicação.

Rodrigo Melo, Érico
Aditive